1. O que é um ensaio filosófico?
Um ensaio filosófico é um texto
argumentativo em que se defende uma posição sobre um determinado problema
filosófico. Uma vez que a melhor maneira de formular um problema é fazer uma
pergunta, o objetivo de um ensaio filosófico é responder a uma pergunta e
defender essa resposta, oferecendo argumentos e refutando as objeções.
2. O que se espera que um
estudante mostre ao escrever um ensaio?
Um ensaio deve mostrar que o seu
autor sabe relacionar o problema com as teorias e argumentos em causa. É por
isso que um ensaio deve ter a forma de resposta a uma pergunta. A essa pergunta
há-de ser possível responder com um «sim» ou com um «não», procurando o
estudante, em seguida, avaliar criticamente os principais argumentos em
confronto, de modo a tomar uma posição pessoal na disputa. Num ensaio, o
estudante não pode limitar-se a dar a sua opinião. Tem também de avançar com
argumentos e de responder aos argumentos contrários. Caso não lhe pareça
possível defender uma das partes, deverá dizer, ainda assim, porquê.
3. Como escolher o título do
ensaio?
A melhor maneira de intitular o
ensaio é apresentar o mais claramente possível o problema que se vai tratar. E
a melhor maneira de o fazer é colocar uma pergunta.
4. Como se prepara um ensaio?
Leia criticamente os textos
indicados pelo professor, e que tratam do tema proposto. Nessa leitura, deve
procurar identificar as teses em confronto e os argumentos que as sustentam.
Deve ainda procurar assegurar-se de que compreende corretamente o que está em
causa. Uma boa ideia é discutir os problemas e os argumentos com os outros.
Frequentemente, isso dar-lhe-á uma ideia mais clara da complexidade dos problemas
e da força dos argumentos.
Uma vez feita a leitura crítica
dos textos e os problemas discutidos, deve fazer um rascunho. Qual a tese a
defender? Que argumentos apresentar, e por que ordem? Quais as objeções a
discutir, e quando? O que se pretende? Tenha em mente que a clareza do seu
ensaio depende em grande parte da sua estrutura; por isso, é importante começar
por determinar o que se propõe fazer e como fazê-lo.
5. Como se deve estruturar um
ensaio?
Habitualmente, um ensaio tem três
partes: a introdução, o corpo do ensaio e a conclusão. Das regras a seguir
indicadas, 1, 2 e 3 aplicam-se à introdução; 4 a 8 ao corpo do ensaio; e 9 à
conclusão. Se tudo correr bem, as conclusões que vai tirar em 9 irão ao
encontro do que começou por dizer em 1 e 2. Tenha em mente que, num ensaio,
apesar da introdução ser a primeira coisa que se lê, é geralmente a última a
ser escrita; isto porque só depois da relação final é possível ter uma visão de
conjunto do ensaio. O ensaio deve estruturado de acordo com as seguintes nove
regras:
1. Formule o problema
2. Diga qual o objetivo do ensaio
3. Mostre a importância do
problema
4. Identifique as principais
teses concorrentes 5. Apresente a tese que quer defender
6. Apresente os argumentos a favor dessa proposição
7. Apresente as principais objeções ao que acabou de ser defendido
8. Responda às objeções
9. Tire as suas conclusões
Formule o problema. Deve começar
pelo problema. Mas, muitas vezes, não basta formular o mais claramente possível
o problema para as coisas ficarem completamente claras e não haver margem para
dúvidas ou ambiguidades. Se, por exemplo, se pergunta se os animais têm
direitos, é preciso dizer exatamente que direitos tem em mente e dar exemplos
concretos; deve igualmente deixar bem claro se está a referir-se a todos os
animais — incluindo os piolhos e as baratas — ou só a alguns. Diga qual o objetivo
do ensaio. Um ensaio pode ter diferentes objetivos Se o seu objetivo é oferecer
razões para acreditar numa determinada tese, então deve dizer que é isso o que
vai procurar fazer. Um erro frequente, ao escrever um ensaio, é não saber
exatamente qual o objetivo que se tem em mente, ao fazê-lo; se não sabemos onde
queremos chegar, dificilmente saberemos que caminho escolher. O resultado disto
é, frequentemente, um ensaio repleto de afirmações vagas e inadequadamente
defendidas. Um objetivo claramente definido é mais do que meio caminho andado
para um ensaio bem estruturado.
Mostre a importância do problema.
Deve procurar mostrar por que razão é importante que nos ocupemos do problema
de que se ocupa. Uma maneira de fazer isso é mostrar o que estaríamos a perder
se não o fizéssemos. Suponhamos, por exemplo, que se pergunta se a lógica
formal tem lugar na filosofia. Por que razão devemos ocupar-nos disso? Se
escolheu ocupar-se desse problema, é porque o considera importante; nesse caso,
sua resposta deve mostrar, por exemplo, que, se não nos preocupássemos com a
forma do raciocínio, não só nos arriscaríamos a cometer erros de raciocínio,
mas também a não compreender os raciocínios dos outros. Identifique as
principais teses concorrentes. Aqui deve, muito brevemente, apresentar as teses
mais conhecidas que respondem a esse problema. Se, por exemplo, se pergunta se
as nossas ações são boas ou más apenas em função das suas consequências, deve
dizer que há duas teorias principais concorrentes — o consequencialismo e o
deontologismo — e o que defende cada uma delas.
Apresente a tese que pretende
defender. Neste momento, deve apresentar a sua posição. Isso deve ser feito
mostrando qual é a proposição que irá ser defendida. Por exemplo, em relação ao
problema de saber se a existência do mal é compatível com a existência de Deus,
e caso a sua resposta seja afirmativa, pode tornar clara a sua posição
começando por dizer que defende a proposição expressa pela frase "Deus
existe, apesar de existir o mal no mundo". Em certos casos, é possível e
desejável apresentar exemplos do tipo de ideias que quer defender.
Apresente os argumentos a favor
dessa proposição. Deve apresentar cuidadosamente os argumentos a favor da
proposição que quer defender. Pode haver vários argumentos. Alguns podem até serem
argumentos tradicionais, discutidos por alguns dos mais conhecidos filósofos.
Nesse caso, deve concentrasse apenas nos dois ou três que lhe parecem ser os
mais fortes e expô-los por palavras suas, tentando mostrar que são válidos e
que as suas premissas são verdadeiras ou, pelo menos, plausíveis. Um erro a evitar
é, aqui, é pensar que não há necessidade de muita argumentação para defender
uma proposição que é, para nós, evidente: afinal, já a aceitamos. Mas, muitas
vezes, temos tendência a sobrestimar as nossas convicções. Assim, devemos
partir do princípio de que o leitor — ainda — não aceita a nossa posição, e
pensar o ensaio como uma tentativa de o persuadir.
Apresente as principais objeções
ao que acabou de ser defendido. Presentemente, deve enfrentar as principais objeções
aos seus argumentos, quer indicando possíveis contraexemplos ao que é afirmado
em alguma das premissas, quer disputando a sua plausibilidade, quer
questionando a validade dos próprios argumentos. Deve procurar as objeções que
lhe parecem mais fortes e não escolher apenas as mais fracas e fáceis de
responder. Nesta parte, deve apoiar-se nas leituras que lhe foram previamente
recomendadas. Deve, também aqui, apresentar as objeções por palavras suas, e
não limitar-se a citar os autores consultados, pois só assim mostra compreender
o que escreve. Responda às objeções. Uma vez apresentadas as objeções à sua
tese, deve dizer o que há de errado com elas, ou como lhes responder. Tire as
suas conclusões. Finalmente, deve resumir muito brevemente o seu argumento
principal e expor as suas dúvidas, caso existam. Mesmo que se incline mais para
uma das respostas concorrentes, não deve hesitar em apresentar os seus pontos
fracos. Se lhe parecer haver razões para não tomar posição na disputa, deve,
ainda assim, apresentar essas razões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário