Blog orientado pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São José dos Campos - PCNP de Filosofia e Sociologia

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestações Políticas e o Movimento do Passe Livre


Caríssimos Professores de Filosofia e Sociologia,

Encaminho essa mensagem primeiramente para abrirmos entre nós um espaço de diálogo e reflexão acerca das manifestações políticas que marcaram historicamente nosso país, nosso estado e, sobretudo nossa região. Vejo também nesse momento um precioso tempo para acentuarmos a caráter crítico e racional de nossas disciplinas, elementos basilares na construção da autonomia.

Levar o aluno a reconhecer-se como sujeito capaz de refletir e expressar sua compreensão sobre o mundo em que vive, desenvolver capacidade de fundamentar afirmações sobre a realidade, superando representações imediatistas do senso comum e desenvolver capacidade crítica sobre a realidade social, planejando ações de intervenção solidária; são competências e habilidades previstas em nosso currículo oficial e que encontram nesse momento um cenário favorável a debates criteriosos.

A sociedade democrática é o horizonte propício para a gestação de todo movimento de exigência e conscientização de direitos. Talvez nossa contribuição como educadores resida de modo mais intenso no campo da conscientização e é sobre esse aspecto que convido a todos para dedicar uma especial atenção na formação de nossos alunos, de modo a evitar possíveis extremismos germinados em condutas massificadas que visam a alienação moral.

Saliento que nossa proposta de ação não se fundamenta em apologias partidárias ou ideológicas influenciadas por posicionamentos que consolidamos em nossa compreensão particular sobre as relações sociais. Nossas divergências políticas devem ser respeitas e sabemos que isso só é possível de ser alcançado num espaço democrático. Sobretudo convido-os a desenvolver uma reflexão ética e política na perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da sociedade democrática.

Sem mais, desde já agradeço a abertura e o apoio de todos diante da urgente e emergente missão filosófica e sociológica no despertar crítico de uma consciência reflexiva. Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário