Caríssimos
Professores de Filosofia e Sociologia,
Encaminho
essa mensagem primeiramente para abrirmos entre nós um espaço de diálogo e
reflexão acerca das manifestações políticas que marcaram historicamente nosso
país, nosso estado e, sobretudo nossa região. Vejo também nesse momento um
precioso tempo para acentuarmos a caráter crítico e racional de nossas
disciplinas, elementos basilares na construção da autonomia.
Levar o aluno
a reconhecer-se como sujeito capaz de refletir e expressar sua compreensão sobre
o mundo em que vive, desenvolver capacidade de fundamentar afirmações sobre a
realidade, superando representações imediatistas do senso comum e desenvolver
capacidade crítica sobre a realidade social, planejando ações de intervenção
solidária; são competências e habilidades previstas em nosso currículo oficial
e que encontram nesse momento um cenário favorável a debates criteriosos.
A sociedade
democrática é o horizonte propício para a gestação de todo movimento de
exigência e conscientização de direitos. Talvez nossa contribuição como
educadores resida de modo mais intenso no campo da conscientização e é sobre esse
aspecto que convido a todos para dedicar uma especial atenção na formação de
nossos alunos, de modo a evitar possíveis extremismos germinados em condutas massificadas que visam a alienação
moral.
Saliento que
nossa proposta de ação não se fundamenta em apologias partidárias ou ideológicas
influenciadas por posicionamentos que consolidamos em nossa compreensão
particular sobre as relações sociais. Nossas divergências políticas devem ser
respeitas e sabemos que isso só é possível de ser alcançado num espaço
democrático. Sobretudo convido-os a desenvolver uma reflexão ética e política na perspectiva do indivíduo que
se percebe como parte da sociedade democrática.
Sem mais, desde já agradeço a abertura e
o apoio de todos diante da urgente e emergente missão filosófica e sociológica
no despertar crítico de uma consciência reflexiva. Forte abraço!
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