Blog orientado pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São José dos Campos - PCNP de Filosofia e Sociologia

segunda-feira, 11 de março de 2013

Aula sobre Édipo Rei e a origem da Tragédia Grega

Édipo Rei ao mesmo tempo em que é o primeiro grande clássico ocidental é também, de certo modo, a origem da tragédia grega. A palavra tragédia vem do grego 'tragos', que é 'bode', e 'odia', o 'canto'. Há 2 hipóteses: a de que o bode era prêmio dum concurso de recitação em honra de Dionísio, deus do vinho e do teatro. Outra teoria é a de que a palavra era 'trigos', não 'tragos', e designava a colheita da uva.

Na 'Poética', Aristóteles afirma que a tragédia surgiu da evolução dos coros de ditirandos em homenagem a Dionisio. É possível ver em 'As Bacantes' que quem não se rendesse a Dioniso era destroçado. Para Aristóteles, a tragédia purifica (katarsis) emoções, principalmente compaixão e medo.Quanto mais 'katarsis', melhor. Há uma espécie de cura, operação medicinal pelo Teatro.

Era uma espécie de obrigação e privilégio frente à cidade que os ricos fossem 'coregos': patrocinadores do evento. A ideia de concurso era muito presente nessa mentalidade 'ocidentalizante' da Grécia, de vaidade e disputa. As tragédias gregas trabalhavam com os elementos dos épicos, com essa tradição. Mesmo quando a tragédia se distancia do 'tragos',a essência permanece:o ato edípico de furar os olhos ou seu suicídio.

Adorno disse que a essência do sacrifício existir é o que mantém o vigor da arte. A tragédia é isso: a tensão existente em torno de rituais corrompidos, tanto religiosos como cívicos. Para Aristóteles, 'Édipo Rei' era a tragédia mais perfeita, principalmente pela estrutura do enredo - o 'mithos'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário